Compilamos os jogadores lendários do Barcelona do século XXI. A seleção inclui um dos melhores zagueiros da história do clube e um dos maiores artilheiros.
Carles Puyol
- Ano de nascimento: 1978
- Função: zagueiro
- Total de troféus pelo clube: 21
Quando ele jogou no clube
De 1999 a 2014 – por 15 temporadas. Durante esse período, ele jogou 392 partidas na liga espanhola.
Pelo que ele é lembrado
O quarto jogador na história do clube em termos de número de jogos disputados pelos Blues – 593. Excelente zagueiro central de sua época, forte e inabalável. Ele podia jogar não apenas no centro, mas também nas laterais. Jogava bem no primeiro andar, o que o tornava indispensável nos padrões. Era frequentemente agressivo nas disputas mano a mano e recebeu 105 cartões amarelos durante sua carreira no clube – o terceiro maior total da equipe. Na temporada 2005/06, foi eleito o melhor zagueiro da Europa.
Conquistas no clube
Seis vezes campeão espanhol, vencedor de seis Supercopas e duas Copas da Espanha. Com o Barcelona, venceu três vezes a Liga dos Campeões, duas vezes a Supercopa Europeia e duas vezes a Copa do Mundo de Clubes.
Xavi
- Ano de nascimento: 1980
- Função: meio-campista
- Total de troféus pelo clube: 25
Quando ele jogou no clube
De 1998 a 2015 – por 17 temporadas. Durante esse período, ele disputou 505 jogos na La Liga.
Pelo que ele é lembrado
Detém o recorde de maior número de jogos na La Liga na história do clube. Também jogou o maior número de jogos entre os catalães na Liga dos Campeões – 151. Em termos de número de jogos disputados pelo Barcelona em todos os torneios, ocupa o primeiro lugar – 767 partidas. Nesse período, ele marcou 85 gols para o clube azul-grená. Ele se destacava por sua excelente técnica, alta precisão nos passes e excelente visão de campo; quatro vezes em sua carreira foi reconhecido como o melhor armador do mundo. Durante muitos anos, ele garantiu o domínio do Barcelona na La Liga em termos de posse de bola e foi um dos jogadores mais importantes responsáveis pelo desenvolvimento dos ataques azul-grenás. Graças ao seu alto nível de cooperação com seus companheiros de equipe, ele aperfeiçoou a arte do tiki-taka, um estilo baseado na posse constante de bola e em passes curtos e rápidos.
Conquistas no clube
Com o Granatovy Azul, Javi foi campeão espanhol oito vezes, seis vezes venceu a Supercopa e quatro vezes venceu a Liga dos Campeões. Javi também ganhou três Copas da Espanha, duas Supercopas da UEFA e dois troféus da Copa do Mundo de Clubes.
Andrés Iniesta
- Ano de nascimento: 1984
- Função: meio-campista
- Total de troféus pelo clube: 32
Quando ele jogou no clube
De 2002 a 2018 – por 16 temporadas. Durante esse período, ele jogou em 442 partidas da La Liga.
Pelo que ele é lembrado
Um símbolo do clube e um gênio do futebol moderno. Famoso por sua técnica, sua capacidade de maximizar o espaço e manter a bola em qualquer situação de jogo. Ele podia cobrir qualquer posição devido à sua excepcional eficiência e compreensão do jogo. Um driblador excepcional, Iniesta nunca desistia sob pressão e sempre tomava as decisões certas. Ele jogou 674 partidas pelo clube – o terceiro maior total da história do Barça. Usou a braçadeira de capitão de 2015 a 2018. Apesar de suas conquistas extraordinárias, inúmeras honras individuais e de equipe, nunca ganhou a Bola de Ouro, pelo que o jogador recebeu um pedido de desculpas do editor da France Football, Pascal Ferré.
Conquistas no clube
Nove títulos do Campeonato Espanhol, seis Copas da Espanha, sete Supercopas da Espanha e quatro Copas da Europa. Iniesta também ganhou três Supercopas da UEFA e três Copas do Mundo de Clubes.
Ronaldinho
- Ano de nascimento: 1980
- Função: meio-campista, atacante
- Total de troféus pelo clube: 5
Quando ele jogou no clube
De 2003 a 2008 – por cinco temporadas. Durante esse período, ele jogou em 145 partidas do Campeonato Espanhol.
Pelo que ele é lembrado
Chegou ao topo devido ao seu jogo extraordinário durante sua curta carreira no Barça: técnica filigranada, gols reconhecíveis e eficiência surpreendente. Ele marcou 22 gols em sua primeira temporada no comando dos Blues, foi eleito o melhor jogador estrangeiro da Espanha e o Jogador do Ano da FIFA. Na temporada seguinte, atingiu o auge de sua forma: ganhou a Bola de Ouro e ajudou o Barcelona a vencer o campeonato espanhol com 9 gols e 15 assistências. Na temporada 2005/06, ele contribuiu para a vitória do clube na Liga dos Campeões, marcando 7 gols e dando 5 assistências. No total, ele marcou 94 gols pelos catalães, 70 deles na La Liga e 14 na Liga dos Campeões.
Conquistas no clube
Como membro do Barcelona, ele venceu duas vezes o Campeonato Espanhol, duas vezes a Supercopa da Espanha e uma vez a Liga dos Campeões.
Lionel Messi
- Ano de nascimento: 1987
- Função: atacante
- Total de troféus pelo clube: 34
Quando ele jogou pelo clube
Está jogando pelo FC Barcelona desde 2003. Incluindo a campanha 2019/20, ele passou 17 temporadas na equipe azul-grená.
Pelo que ele é lembrado
Maior artilheiro da história do clube. Marcou mais de 600 gols em todos os torneios. Capitão do Barcelona desde 2018. Melhor atacante da era moderna, tendo ganhado seis prêmios Ballon d’Or e seis prêmios Golden Boot. Participou da conquista de dez títulos da liga do Barcelona. Tornou-se o artilheiro da La Liga pela primeira vez na temporada 2008/09 e, em seguida, liderou a lista dos artilheiros da liga mais nove vezes. Tornou-se o primeiro e único jogador na história do futebol espanhol a quebrar a marca de 500 gols por um clube.
Conquistas no clube
Dez vezes campeão espanhol, vencedor de seis Copas da Espanha e oito Supercopas da Espanha. Com o Barcelona, ganhou quatro Ligas dos Campeões, três Supercopas da UEFA e três Copas do Mundo de Clubes.